16/11/2021

Sicredi Pioneira junto com o ecossistema de inovação

Artigo por Solon Stapassola Stahl, Diretor Executiva da Sicredi Pioneira

Fomentar o empreendedorismo, estimular a criatividade, promover novos talentos e impulsionar a economia local são os principais objetivos de um ecossistema de inovação.  Esse tipo de ambiente geralmente é formado por organizações (startups ou não) e tudo o que as cerca, como fornecedores, clientes e colaboradores. Em resumo, falar de ecossistema de inovação é falar de interação e muita cooperação, e destes temas a Sicredi Pioneira entende muito!

Confira mais conteúdos da Sicredi Pioneira:

Agências da Pioneira têm horário ampliado de atendimento para negócios

Como o grafeno pode ajudar no desenvolvimento da região

Como investimentos se transformam em desenvolvimento no agronegócio local?

O interesse/preocupação com a comunidade é um dos princípios do cooperativismo, o que demonstra o quão genuínos são os movimentos e ações voltados para o desenvolvimento das próprias comunidades e para o bem-estar das pessoas que nelas convivem, universo no qual se inserem os seus associados.

Na trajetória de 120 anos da Pioneira, a inovação esteve presente desde os primórdios. Na sua fundação o conceito de ecossistema já se formava, promovendo um ambiente de ajuda mútua e crescimento sustentável das localidades.

Com mais destaque nos últimos anos, em decorrência da velocidade dos avanços tecnológicos, mudanças de comportamento de consumo, competitividade de mercado, a Sicredi Pioneira faz frente a uma série de iniciativas. Numa relação de colaboração, desenvolvemos e somos desenvolvidos por empresas, entidades e todos tipos de organizações que possuem um objetivo comum: perpetuar sua existência pelos próximos anos, bem como escalar seus negócios e impactos.

Contando um pouco da história, no ano de 2017, a Sicredi Pioneira iniciou um movimento mais estruturado, estabelecendo uma Gerência de Estratégia e Inovação. Esta nova área seria a orquestradora das já existentes e das novas iniciativas de inovação e, principalmente, de conexão com o ecossistema de inovação que ia ganhando força e relevância na nossa região. Em 2018, aconteceram as primeiras grandes entregas: Goog (nossa base de conhecimento), Juntos (nosso programa de fidelidade) e Plataformas de Crédito, além da formação do primeiro time de colaboradores motivados para inovação, o Darwin.

Estas entregas foram possíveis porque a cooperativa olhou para fora, viu o que o mercado estava fazendo, se conectou com startups e outros parceiros, fez benchmarking, capacitou seus colaboradores e apostou, de forma correta, que era necessário “disruptar” alguns modelos e formatos tradicionais de fazer negócios e colocar seus associados no centro.

O êxito deste movimento nos trouxe convicção e acelerou o nosso mergulho de cabeça para dentro deste novo mundo: um mundo em que startups passam a ensinar empresas tradicionais a questionar seu status quo, mostrando que, em pouco tempo e com pessoas altamente motivadas, é possível alçar grandes voos. Cultura de inovação, eficiência operacional, metodologia ágil, experiência do associado passam a ser temas manjados em todos os fóruns, dentro e fora da cooperativa.

Percebendo que, no seu entorno, grandes empresas como Randon, Marcopolo, Soprano e Florense também viviam e sentiam os impactos deste novo momento, e que se organizavam para encontrar soluções coletivas, a Sicredi Pioneira juntou-se ao movimento, gressando como associada do Instituto Hélice. Muito networking, trocas de experiências, reuniões, pitchdays foram dando formato ao modelo de relacionamento com o ecossistema de inovação. Agora algo bem estruturado, com resultados tangíveis e mensuráveis.

Hoje a cooperativa se relaciona amplamente com startups por meio de PoCs (provas de conceito) e parcerias comerciais. Em três anos, já são 17 consolidadas no nosso portfólio.

Além disso, para promover a cultura de inovação, ou seja, impactar seus colaboradores para esse novo jeito de enxergar o mundo e seus desafios, em 2019, a Pioneira se associou à Conexo, uma iniciativa das Empresas Randon. A Conexo é um hub fisital (físico + digital) que visa desenvolver o espírito intraempreendedor dos nossos colaboradores, impactando sua forma de pensar e agir.

Ainda dentro da nossa área de atuação e impactando diretamente o ecossistema de inovação, as universidades passaram a ter a nossa parceria ainda mais efetiva. Formando profissionais e fomentando o empreendedorismo, seus movimentos alinhados ao nosso propósito, passaram a ser impulsionados com apoio institucional e financeiro da cooperativa. Feevale, UCS e Unisinos são peças chave na tangibilização dos impactos sociais e econômicos promovidos pela inovação. Um exemplo desta aproximação foi a criação de uma linha de crédito inédita no país, para startups selecionadas por uma banca avaliadora composta pela cooperativa e a Feevale Techpark.

E num ótimo exemplo de maturidade na inovação, no início deste ano resolvemos eliminar a gerência de estratégia e inovação, com o intuito de tornar o tema inovação comum pra todo mundo, e não propriedade de uma única área na cooperativa. Comitê este que é coautor deste artigo, demonstrando que estamos realmente fazendo a inovação um assunto de toda cooperativa.

Todas essas ações voltadas para o ecossistema de inovação são relevantes, tanto para a sociedade envolvida e impactada pelos benefícios que o desenvolvimento proporciona, quanto para nós, como cooperativa cujo propósito é juntos construir comunidades melhores. É na palavra juntos que encontramos a melhor tradução e motivação para tudo que temos feito. Juntos em colaboração, cocriação e cooperação. Juntos é a nossa essência cooperativa!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!