11/02/2020

Sicredi é destaque em projeções econômicas no ranking Top 5 Anual do Banco Central

O Sicredi - com mais de 4 milhões de associados distribuídos em 22 estados e no Distrito Federal – é a única instituição financeira cooperativa presente entre os cinco melhores, em todas as quatro variáveis de mercado analisadas no ranking Top 5 Anual, do Banco Central do Brasil, que são: IPCA, IGP-M e Taxas de Câmbio e Selic.

Na categoria Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado para observar tendências de inflação no país, o Sicredi ocupa a segunda posição no curto-prazo anual. No IGPM-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que registra a inflação de preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais, foi classificado em quarto lugar, também no curto-prazo anual. Na Taxa de Câmbio, no curto-prazo anual, o Sicredi ficou na quinta colocação. O ranking também avaliou as projeções para a Taxa Selic, a taxa básica de juros do Brasil, onde a instituição garantiu o quarto lugar no médio-prazo anual. Este é o terceiro ano consecutivo em que o Sicredi figura no Top 5 Anual do BC.

Para Arthur Müller Fiedler, gerente de investimentos da Sicredi Pioneira RS, a presença do Sicredi no ranking do Top 5 Anual, entre as cinco instituições financeiras que mais acertaram as projeções econômicas em 2019, confirma a expertise da equipe de especialistas em análise de mercado e a solidez da instituição. “A visão assertiva da área econômica ajudou positivamente na performance da gestão dos produtos de investimento, em especial, fundos de investimento e fundos de previdência. Isso contribuiu para uma maior rentabilidade dos investimentos, beneficiando os nossos mais de 155 mil associados que investem conosco”, avaliou.  Sua opinião foi compartilhada com a do economista-chefe do Sicredi, Pedro Ramos, que evidenciou a capacitação da equipe como um dos principais diferenciais para assessorar a tomada de decisões. “Em um mercado com cenário de constantes mudanças, estar ‘um passo à frente’ é fundamental para uma instituição financeira”, afirmou.

 Top 5 Anual

O “Top 5 Anual” é um ranking divulgado pelo Banco Central do Brasil para classificar as projeções econômicas mensais mais consistentes ao longo do ano, levando em consideração um Sistema de Expectativas de Mercado. Ele aponta o nível de acerto das maiores instituições financeiras e consultorias brasileiras nos índices IPCA, IGP-M, Taxa de Câmbio e Taxa Selic.

Também com o objetivo de desmistificar o mercado de investimentos, o Sicredi lançou, recentemente, a plataforma Investindo Juntos (www.investindojuntos.com.br), ideal para quem tem interesse em aplicar recursos, mas tem dúvidas sobre qual a opção mais adequada. A Sicredi Pioneira RS disponibiliza igualmente da plataforma, além de contar com a consultoria dos gerentes das 40 agências para auxiliar os associados a fazerem a melhor escolha de investimento, de acordo com suas necessidades.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!