15/10/2019

Revista do Programa A União Faz a Vida é premiada como melhor publicação institucional do Estado

Pelo segundo ano consecutivo, a revista do Programa A União Faz a Vida foi agraciada como a melhor publicação institucional do Estado no 15º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Regional RS (Abrigraf). O impresso, que já está em sua edição de nº 3, propicia visibilidade a 36 projetos de destaque, entre mais de mil desenvolvidos pelo programa em 18 municípios da área de ação da Sicredi Pioneira RS, em 2018. A premiação foi recebida em agosto deste ano, no Salão de Convenções da Fiergs, pela Editora São Miguel, de Caxias do Sul, empresa responsável pela impressão. A escolha dos projetos que ilustram a revista foi feita de forma democrática pelos professores. Em 2018, a revista reuniu 36 projetos representando, na época, 122 escolas. A publicação deste ano está sendo produzida, contará com 50 projetos e seu lançamento será no dia 28 de novembro.

“Estamos honrados com esta distinção, pois a revista traça um compêndio dos melhores projetos educacionais que podem servir de estímulo para outras escolas e educadores que ainda não fazem parte do Programa A União Faz a Vida. Assim como podem inspirar escolas já participantes com novas iniciativas. É uma valorização ao trabalho dos professores, compartilhando boas experiências e demonstrando como tais experiências podem construir comunidades melhores”, salientou o presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt. Ele recorda que, em 2019, a cooperativa comemora 20 anos com a primeira escola a adotar o programa, localizada em Picada Café, permitindo contabilizar resultados e os impactos positivos gerados às comunidades escolares.

O que é o Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social da Sicredi Pioneira RS, sendo desenvolvido e coordenado pela Fundação Sicredi, desde 1995. As cooperativas de crédito podem adota-lo, ou não, em suas áreas de abrangência, o que a Pioneira tem feito desde 2000. Hoje, 19 dos 21 municípios já fazem parte do programa.

Ele tem o objetivo de construir e vivenciar atitudes de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional. É desenvolvido, principalmente, em escolas municipais por meio de metodologia de ensino-aprendizagem, denominada metodologia de projetos por expedição investigativa. É oferecida uma mescla equilibrada dos conteúdos necessários ao currículo (intenção pedagógica dos professores) e os temas de interesse dos estudantes. Ao invés da aula tradicional, são oportunizadas aulas por projetos.

Os municípios da Sicredi Pioneira RS participantes são: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!