10/12/2019

Revista A União Faz a Vida apresenta projetos pedagógicos apoiados em 2019

Chega nesta semana às agências da Sicredi Pioneira RS a quarta edição da Revista A União Faz Vida. A publicação anual traz os principais projetos desenvolvidos pelos professores das escolas participantes do programa, buscando aliar a intenção pedagógica de docentes às necessidades curriculares das instituições e o interesse dos estudantes.

Em 2019, a revista traz 50 projetos de professores, escolhidos por votações nos municípios, para representar as mais de 1,3 mil ações desenvolvidas ao longo do ano. Com projetos voltados para a educação infantil e ensino fundamental, o conteúdo da revista apresenta a essência de alguns dos principais projetos desenvolvidos pelo programa na área de atuação da Sicredi Pioneira RS. Além das ações desenvolvidas pelo programa no ano e depoimentos de gestores escolares, a edição deste ano traz uma novidade: uma interação em realidade aumentada com a abelha, a mascote do A União Faz A Vida, que pode ser realizada através de um aplicativo para smartphones.

O programa é uma ferramenta que valoriza o trabalho do professor em sala de aula, transformando o aprendizado em um processo muito mais dinâmico e dando protagonismo ao estudante no processo de construção do conhecimento. A revista física estará disponível para os associados e as escolas participantes nas agências ao longo da segunda semana de dezembro e em versão digital no site da Sicredi Pioneira RS.

O programa

O A União Faz a Vida está presente em 19 municípios da área de atuação da cooperativa, por meio de 140 escolas. O objetivo do programa é promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania, com base nos valores da solidariedade, justiça, respeito às diferenças, empreendedorismo e o diálogo. A transformação das comunidades ocorre por meio da aplicação de uma metodologia de projetos e ações pedagógicas vinculadas às necessidades curriculares dos alunos. 

O programa é uma parceria entre a Sicredi Pioneira RS, secretarias de educação dos municípios participantes e as escolas envolvidas. Tendo um comitê gestor que une secretários de educação, coordenadores, pessoas de referência do programa nos municípios de atuação, assessores pedagógicos e representantes da cooperativa. 

Além das metodologias e de uma ferramenta online de suporte pedagógico, o programa realiza diversas ações durante o ano nas escolas participantes, como o fórum para professores, encontro de líderes de turma e a biblioteca móvel Abelhuda. Confira aqui as cidades da área de atuação da Sicredi Pioneira RS que participam do programa!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!