Blog Pioneira

Pioneira é bronze no nível Rumo à Excelência do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

16/10/2019
Pioneira é bronze no nível Rumo à Excelência do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão | Blog Sicredi Pioneira

A Sicredi Pioneira RS foi contemplada na faixa de reconhecimento Bronze, no nível Rumo À Excelência, do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, Ciclo 2019. Trata-se do reconhecimento às cooperativas brasileiras, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que se destacam por sua gestão e governança. A cerimônia de entrega da distinção ocorreu em Brasília, na noite de 8 de outubro, e contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Tiago Schmidt, e do Diretor de Operações, Eduardo Spier. Este foi o primeiro ano em que a cooperativa concorreu neste nível, que é o mais alto entre os níveis premiados.

A novidade desta edição foi a possibilidade de cooperativas singulares e, também, Centrais e Federações se inscreverem. Foram criadas duas categorias distintas para avaliar: cooperativas que são reguladas (pelo Banco Central ou pela ANS) e cooperativas que não são. Outro avanço foi o questionário Governança, que as cooperativas preencheram no PDGC, estando mais completo e robusto, evidenciando a adequação do programa para acompanhar o desenvolvimento das singulares. “A cada edição, avançamos nossa participação em categorias. Isso demonstra a preocupação sistêmica em reportar o que acreditamos e o que estamos realizando em termos de gestão de qualidade, podendo impactar nos resultados econômicos e sociais”, revela Tiago Schmidt ao lembrar que a primeira vez que a Pioneira concorreu ao prêmio foi em 2013, no nível Primeiros Passos para a Excelência.

Para o presidente, a distinção confere reconhecimento externo às práticas da gestão democrática, relacionada à execução e aplicação do Mapa Estratégico da Sicredi Pioneira RS. “Ela brinda o envolvimento de nossos colaboradores, que responderam aos diferentes níveis do questionário conforme suas áreas de serviços, e conseguiram comprovar a efetivação do nosso trabalho junto aos auditores do prêmio, que visitaram a cooperativa durante dois dias”, avalia.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão representa o mérito, em nível nacional, das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do modelo de negócio, além de dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. “Trabalhamos ouvindo os associados e o que eles esperam. O relacionamento é a nossa essência”, reforça Tiago.