03/12/2019

Parceria entre Sicredi e Sebrae/RS oferece consultoria a mais de 80 empresas associadas

A renovação da assinatura do contrato entre a Sicredi Pioneira RS e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em julho deste ano, permitiu a continuidade da consultoria empresarial prestada aos associados Pessoa Jurídica, pelo segundo ano consecutivo. Mais de 80 empresas compõem a segunda turma da cooperativa de crédito que recebeu a visita de consultores técnicos do Sebrae/RS para realizar o diagnóstico do seu estabelecimento, mediante análise e entrega do perfil organizacional e dados sobre a performance do segmento de mercado. A iniciativa culminou na formatação de proposta de desenvolvimento específica e voltada às necessidades de cada empresa, bem como a entrega do indicador personalizado.

Na primeira edição da parceria, 114 empresas foram beneficiadas. Em 2019, com a devolutiva do diagnóstico, foram traçados os planos de ação e definidos os indicadores de desempenho individual que proporcionaram a oferta do tipo de serviço adequado aos associados. O Sebrae disponibilizou todo material didático e seus consultores auxiliaram na montagem do cronograma de atividades. Também foram oferecidos serviços individuais, efetuados presencialmente, como consultoria em gestão nas áreas de pessoas, estratégia, finanças, vendas e marketing; além de consultorias tecnológicas em design, produtividade, meio ambiente, eficiência energética e alimentos. De acordo com a exigência das organizações selecionadas, ainda foram cumpridos serviços em grupo, como capacitações e eventos de networking com rodadas de negócios.

Para garantir a aplicabilidade e aproveitamento das consultorias, os técnicos do Sebrae retornaram às empresas para visitas de acompanhamento, pré-agendadas. Nelas, os associados Pessoa Física foram assessorados com soluções otimizadas de implementação nos escopos de estratégia, pessoas, finanças, marketing e vendas. Foi uma oportunidade para os consultores manterem as empresas engajadas nos planos de ações e conhecerem as próximas atividades do programa contratado. Após esta fase, a consultoria, com duração de cerca de um ano, é encerrada a partir de reunião na empresa associada do Sicredi. No encontro foram avaliados o perfil organizacional e os indicadores estabelecidos na etapa inicial das ações, a fim de verificar se o programa surtiu efeito e oportunizou a solução dos problemas levantados. Nesta edição, ao contrário do que ocorreu com a primeira turma, as mais de 80 empresas foram divididas em três eventos de encerramento, abrangendo as regiões de Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, com apresentação de uma pocket palestra e rodadas de negócios entre os participantes. “O cooperativismo contribui para fomentar o desenvolvimento das regiões onde está inserido, sendo a educação um de seus princípios fundamentais. Oferecer consultoria empresarial aos nossos associados PJ, por meio do Sebrae/RS, demonstra o comprometimento em auxiliar na capacitação profissional, aprimorar a gestão, gerar emprego e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida. É o nosso propósito de juntos construirmos comunidades melhores”, defende o diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stapassola Stahl.

Projeto-piloto

A viabilidade da parceria com o Sebrae/RS, que tem a finalidade de contribuir na capacitação e aprimoramento das práticas de gestão junto aos pequenos negócios dos associados Pessoa Jurídica, foi possível com execução de um projeto-piloto, em 2017, que atendeu 20 empresas. Um ano depois, os serviços de consultoria foram estendidos a 206 empresas selecionadas pelas agências do Sicredi. Destas, 114 concluíram seus planos de ações, totalizando cerca de 4 mil horas de capacitação.

Os interessados se inscrevem e preenchem um formulário no site da Sicredi Pioneira RS: http://www.sicredipioneira.com.br/consultoriaempresarial. Para serem escolhidos, devem atender aos critérios de: serem sócios há um ano ou mais; estar enquadrado como micro ou pequena empresa; não estar participando de projetos de atendimento coletivo ou programas de Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae.

Sebrae/RS

O Sebrae é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte, aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras técnicas e rodadas de negócios.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!