11/12/2019

Padre Theodor Amstad é oficializado como Patrono do Cooperativismo Brasileiro

Assinada pela presidência da República e publicada na segunda-feira, 9 de dezembro, no Diário Oficial da União, a lei 13.926/2019 oficializa Padre Theodor Amstad como patrono do Cooperativismo Brasileiro. O reconhecimento é uma homenagem ao trabalho realizado pelo padre suíço, que fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, em 1902, na cidade de Nova Petrópolis: a Sicredi Pioneira RS.

Sempre comprometido com o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais, que na época viviam basicamente da produção agrícola, Theodor criou a Bauernkasse, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, na comunidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis, cidade que desde 2010 leva o título de Capital Nacional do Cooperativismo. A Bauernkasse seguiu o modelo “Raiffeisen”, surgido na Alemanha, em 1862, voltado aos agricultores mais pobres, que não tinham garantias a oferecer, mas que precisavam de recursos para desenvolverem suas produções.

Padre Theodor Amstad teve um papel importante na construção do cooperativismo no Brasil. Hoje, esse modelo de sistema colaborativo para produção e distribuição de riquezas se perpetua em áreas como da educação, saúde, agricultura, turismo, construção civil, terceiro setor e na de finanças, como é o caso do Sicredi, um dos maiores sistemas de cooperativismo de crédito do país, que reúne mais de 4 milhões de associados espalhados por 22 estados brasileiros e Distrito Federal. No caso da Sicredi Pioneira RS, que atua em 21 municípios das regiões do Vale dos Sinos e Serra Gaúcha, são 150 mil associados.

Amstad morreu no dia 7 de novembro de 1938, na cidade de São Leopoldo (RS). Sua história é preservada fisicamente na comunidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis, onde fica o Memorial Padre Amstad, instalado no prédio da Caixa Rural de Nova Petrópolis, primeira sede própria da Sicredi Pioneira RS, inaugurado em 1952 e que está em processo de restauro, para manutenção e preservação da história do cooperativismo de crédito da América Latina e da cooperativa, que completa 117 anos em 28 de dezembro de 2019.

Cerca de três mil visitantes passaram pelo local neste ano para conhecer um pouco mais da história daquele que agora é patrono do cooperativismo brasileiro e essa procura cresce anualmente. Em 2019, foram 97 grupos de visitantes que participaram do Roteiro do Cooperativismo, atividade aberta ao público mediante agendamento com a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, pelo telefone (54) 99909-1112.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!