18/02/2020

Obras de restauro da Caixa Rural recebem visita de comitiva

No dia 11 de fevereiro, a vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Heloisa Helena Lopes, participou da comitiva que esteve no Gabinete Oficial do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, no dia 11 de fevereiro, sendo recepcionada, conjuntamente, pelo secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares. Autoridades municipais receberam informações sobre o andamento das obras de restauro da Caixa Rural e entregaram o Termo de Parceria ao presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário José Konzen, e para Heloisa Helena Lopes. A especialista em Políticas e Gestão Cultural, Cristina Schneider, e o contador do projeto, Anderson Miguel Christ, também acompanharam a visita, que se estendeu até a localidade de Linha Imperial, quando o grupo conferiu os trabalhos. A arquiteta responsável técnica, Paula Nader Rodrigues, e o proprietário da empresa executora da obra, Gerson Schenkel, receberam a comitiva e explicaram as técnicas de restauração.

Entre as novidades previstas estão um arquivo histórico, sala para atividades pedagógicas e espaço multiuso para reuniões e atividades dos grupos culturais da comunidade local. Além disso, o espaço também deverá contar, de forma lúdica e interativa, a história de como o cooperativismo impulsionou o desenvolvimento de uma região colonial que contava, na época, com pouco acesso a ferramentas de desenvolvimento econômico e social.

 Termo de Parceria

O Poder Público Municipal e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis firmaram, em dezembro do ano passado, o Termo de Parceria nº 065/2019 com o objetivo de restaurar a Caixa Rural de Nova Petrópolis e readequar os espaços para atividades culturais da comunidade local. Preservar parte da história da Sicredi Pioneira RS e do cooperativismo de crédito na América Latina são alguns dos propósitos da restauração do prédio, que abrigou a primeira sede própria da cooperativa, inaugurada em 1953 e onde, hoje, funciona o Memorial Padre Amstad e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. Além de devolver à população um bem cultural para a memória coletiva, a iniciativa fortalece o propósito da Sicredi Pioneira RS de desenvolver as comunidades nas quais está inserida.

A ação de restauro deve seguir até 2021 e conta com a participação das cooperativas Piá e Aliança, apoiadoras do projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!