Blog Pioneira

Museu Sicredi é revitalizado no Parque Aldeia do Imigrante

14/12/2019
Museu Sicredi é revitalizado no Parque Aldeia do Imigrante | Blog Sicredi Pioneira

Totalmente revitalizado e ocupando uma área de 37,60 metros quadrados na Aldeia Histórica do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis, as novidades do Museu Sicredi já podem ser conferidas pela comunidade, desde a última sexta-feira (28/06). O espaço reúne acervo de objetos, documentos e fotografias, que reportam à chegada dos primeiros imigrantes alemães em Nova Petrópolis; além da história do cooperativismo no sul do Brasil, trazido da Europa pelo Padre Theodor Amstad. O jesuíta fundou a primeira cooperativa de crédito da América Latina, a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad (“Bauernkasse”), em 1902, na comunidade de Linha Imperial. Inspirada no modelo alemão de cooperativismo “Raiffeisen”, a Caixa se transformou no que é hoje a Sicredi Pioneira RS.

Museu Sicredi contado em seis painéis
Apesar de mínimas intervenções na edificação para preservar a estrutura original, por se tratar de um patrimônio municipal, o Museu Sicredi dispõe de novas instalações elétricas e uma proposta mais interativa para as cerca de 170 mil pessoas que visitam o Parque Aldeia do Imigrante, anualmente. Para desenvolver o projeto de revitalização, a cooperativa de crédito buscou os serviços da doutora em Planejamento Urbano e especialista em Políticas e Gestão Cultural, Cristina Seibert Schneider, da Patrimonium Gestão e Produção Cultural, que fez algumas melhorias. Entre elas estão a adequação do mobiliário e o acervo, que foi reaproveitado, sendo eliminadas as peças repetidas em exposição. A história passa a ser contada por meio de seis painéis, utilizando atividades lúdicas que misturam a modernidade da tecnologia digital com artigos, fotos e documentos do Século XIX.

No 1º Painel estão expostos o antigo cofre e a mesinha usada pelo gerente, além de uma imagem da Linha Imperial, onde nasceu a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad. É ali que os visitantes podem registrar suas fotos, dispondo de conexão livre de Internet para compartilhá-las. O 2º Painel conta a trajetória de vida e de contribuição do Padre Amstad para o município, sinalizando as quilometragens percorridas pelo primeiro vigário residente de Linha Imperial. No 3º Painel estão ilustradas frases selecionadas do padre e um jogo de palavras. Nesse jogo, os turistas precisam formar as citações ditas por Amstad, relativas a diferentes períodos de sua estada na região. O 4º Painel é focado no cotidiano de uma Caixa de Economia e Empréstimos, com as cadernetas de contas, modelos de moedas antigas e livros de registro das movimentações financeiras; bem como documentos que mostravam o comprometimento da Caixa com doações a instituições, representando o caráter social e de desenvolvimento sustentado com as comunidades as quais estava inserida. Uma televisão para transmitir o vídeo que evidencia o alcance da proposta do Padre Amstad e os resultados atingidos faz parte do 5º Painel. Nesse documentário também é possível conhecer as ações sociais que vêm sendo realizadas, até hoje, pelo Sicredi. No 6º Painel foram instalados dois totens com fones de ouvido, através dos quais os visitantes ouvem relatos de personalidades e lideranças que já vivenciaram - e ainda vivenciam - a história que ajudou a construir o Sicredi.

A presença da Sicredi Pioneira RS na revitalização do museu se deve à sua relevância dentro do cooperativismo de crédito no cenário nacional e à valorização da história dos imigrantes alemães, que ocuparam a região e utilizaram as práticas cooperativistas como instrumento de organização econômica para gerar renda e trabalho de subsistência de suas famílias. “Nossa parceria com o Parque Aldeia do Imigrante ainda remete ao resgate do turismo local, servindo de estímulo para que turistas brasileiros e de outros países visitem e conheçam nossa história”, completa Tiago Luiz Schmidt, presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS. Conforme Tiago, a data de inauguração do museu revitalizado foi escolhida para coincidir com o mesmo dia da posse dos novos Conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa. “É uma oportunidade de mostrarmos que somos, rigorosamente, aquilo que lembramos. Um conselho que representa 140 mil sócios e é responsável pelas estratégias de crescimento da Sicredi precisa sempre revisitar a sua história, reconhecer o trabalho dos seus antecessores. Estamos aqui de passagem e temos a obrigação de construir e deixar uma Sicredi melhor a cada dia, a fim de que as próximas gerações continuem escrevendo essa história e deixando o seu legado”, reiterou Tiago.

O Parque Aldeia do Imigrante é um dos pontos turísticos mais cultuados de Nova Petrópolis, fundado pela prefeitura do município, nos anos 1970, em comemoração aos 150 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Dividido em duas grandes estruturas - Aldeia Bávara e Aldeia Histórica - o local passou a ser administrado pela Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria, a partir de concessão pública, em abril de 2018, quando iniciaram as obras de revitalização.