05/05/2022

Imposto de Renda 2022 – confira as principais mudanças para este ano e onde fazer a declaração

*Prazo vai até o final de maio; Informe de rendimentos já está disponível nos canais digitais da cooperativa

*O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio, mas é sempre importante se adiantar e evitar o “corre-corre” dos últimos dias. Se você ainda não conferiu as principais mudanças ou não baixou o programa gerador deste ano, confira abaixo o que muda em relação a 2021 e onde fazer o download. Além disso, não deixe de acessar o seu Informe de Rendimentos nos canais digitais da cooperativa, esse é o documento que mostra todas as suas operações financeiras no último ano e é essencial para a sua declaração.

**Saiba mais
**Imposto de Renda 2022 - como baixar o Informe de Rendimentos e mais 5 coisas que você precisa saber!

Mudanças para 2022

Antes de fazer a sua declaração, confira algumas das principais novidades deste ano:  

  • O acesso à declaração pré-preenchida foi ampliado e está disponível online e em aplicativos em smartphones e tablets para todos os contribuintes que tiverem contas cadastradas no gov.br (somente para níveis ouro e prata);
  • Outra alteração é a ficha “Bens e Direitos”. Ela agora tem novos grupos de bens e dentro de cada grupo códigos específicos. Confira:
    • Bens imóveis;
    • Bens móveis;
    • Participação societária;
    • Aplicação e investimentos;
    • Crédito;
    • Depósitos à vista e numerários;
    • Fundos;
    • Criptoativos;
  • É necessário informar se dependentes moram ou não no mesmo endereço que o titular e se o alimentando (se houver) é do titular ou de um dependente;
  • Para a restituição, além do crédito em conta, o contribuinte agora também poderá informar o Pix – somente CPF – para receber os valores em sua conta;
  • Importante: o auxílio emergencial deixa de ser um item de obrigatoriedade. O valor recebido é tributável, mas só é preciso declará-lo se este contribuinte for obrigado a fazer a declaração.

Você pode conferir todas as mudanças e ajustes no programa deste ano diretamente no site da Receita Federal, no “Perguntão”, material completo com todas as perguntas e respostas sobre a Declaração do Omposto de Renda 2022. Você pode fazer o download neste link.

Onde fazer a declaração do Imposto de Renda

Assim como nos últimos anos, a declaração do imposto de renda é feita por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2022) no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo “Meu Imposto de Renda” no Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS).

Além disso, se você possui certificado digital, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento e-CAC no site da Receita Federal e encontrar a declaração pré-preenchida. Neste caso, você precisará apenas validar as informações.

Para fazer o preenchimento do programa basta selecionar na “Tela de Entrada” o que deseja fazer: se uma “nova declaração”, continuar uma “em preenchimento” ou verificar as declarações “já transmitidas”.

Importante: após o preenchimento e envio, não deixe de verificar o “status” da declaração e fazer os ajustes necessários.

Dúvidas e o passo a passo completo você pode conferir no site da Receita Federal, além disso é sempre importante contatar um profissional de contabilidade ou procurar o seu gerente de conta. Não deixe para a última hora!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!