04/01/2022

Honrar o passado, agir no presente, preparar um novo futuro!

Chegamos em 2022!

E este ano traz muitas expectativas, esperanças e momentos importantes para o nosso país, mas em especial para a nossa cooperativa.

Primeiro, que esperamos que seja o ano em que definitivamente iremos domar a pandemia, depois de dois anos lutando contra ela. E com isto trazer mais saúde e tranquilidade para nossas vidas. Mas também mais estabilidade para os nossos negócios que tanto sofreram em 2020 e 2021.

Segundo, será ano de Copa do Mundo, que se por um lado acende um espírito mais patriótico, por outro lado é um fato a ser considerado nas decisões de negócios, pois durante o período da Copa o país reduz muito sua atividade econômica, e isto pode ser uma oportunidade ou pode ser uma ameaça, dependendo do setor da empresa onde trabalhamos ou que somos donos ou sócios.

Terceiro, é ano eleitoral, onde vamos eleger, além de deputados e senadores, governador e presidente para mais quatro anos. Uma eleição desta magnitude por si só já é suficiente para ser considerada no planejamento dos negócios para o ano, mas neste momento em que vivemos uma forte polarização política, tem um potencial ainda maior de impactar a economia do país.

E por fim, mas não menos importante, para nós, associados da Sicredi Pioneira, é o ano em que vamos comemorar 120 anos de história.

Esta marca – 120 anos – traz consigo muitas lembranças, oportunidades e responsabilidades. Somos a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina. Somos a instituição financeira privada mais antiga em funcionamento no país. Que foi criada na Linha Imperial, no salão do Nikolaus Kehl, sob a liderança do padre jesuíta Theodor Amstad e mais 19 imigrantes alemães. Somos a cooperativa que nasceu com o nome de Caixa de Economia e Empréstimos Amstad. E que por 50 anos funcionou na casa do gerente. Esta “senhora”, é a cooperativa predecessora da nossa atual Sicredi Pioneira, que hoje chega a 180 mil associados, com mais de 700 colaboradores, atuando em 21 municípios onde tem 43 agências, e administra R$ 9 bilhões em recursos.

E pra comemorar o marco de 120 anos de atividades ininterruptas, teremos uma programação ampla que deixará legados além de festas, pois queremos comemorar não somente o aniversário da cooperativa, mas também, as comunidades onde estamos inseridos.

Também manteremos nossa expansão para manter a proximidade com as comunidades e associados, através de novas agências como Feitoria e Avenida São Borja em São Leopoldo; Galópolis em Caxias do Sul; uma segunda agência em Dois Irmãos, Portão, Canela e possivelmente uma segunda também em Ivoti. Além das instalações novas das agências de Alto Feliz, Feevale, Ouro Branco em Novo Hamburgo, Gramado e Nova Petrópolis.

Com o intuito de colocar a cooperativa definitivamente no século XXI, manteremos nossos investimentos em inovação, em busca de soluções que melhorem a experiência do associado, a eficiência da cooperativa e que agreguem novos Produtos e Serviços ao nosso portfólio, visando atender as necessidades de nossos associados atuando cada vez mais como consultores. Acreditamos que somente a inovação irá nos manter relevantes neste cenário cada vez mais tecnológico.

E é com o espírito de honrar nossos fundadores, valorizar o trabalho dos nossos antecessores e assumir a responsabilidade de sermos os atuais herdeiros desta longa tradição que abrimos um novo ciclo de vida da cooperativa, mantendo o compromisso diário de juntos construirmos comunidades melhores.

Honrar o passado, agir no presente, preparar um novo futuro, assim será 2022.

Diretoria Executiva

Sicredi Pioneira RS

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!