03/03/2020

Fundo Social: contemplado em 2019, Coral de São Braz revitaliza banda e amplia atuação

Um mais dos tradicionais projetos culturais de Caxias do Sul, a Associação Cultural Coral de São Braz dissemina a cultura e o folclore italiano na região da Serra Gaúcha. Fundado em julho de 1997, no distrito de mesmo nome, o coral é composto por moradores do distrito de São Braz e envolve a comunidade nas ações realizadas na sede própria, que comporta mais de 100 pessoas.

Além de preservar um pedaço importante da identidade caxiense, ao levar em suas vestes a cultura dos imigrantes italianos que povoaram região, o coral visita projetos assistenciais levando diversão e aconchego para as pessoas atendidas. Trabalho que foi potencializado a partir da participação do projeto no Fundo Social de 2019. “O Fundo Social da Sicredi Pioneira RS foi muito importante na revitalização da Associação Cultural Coral de São Braz, que estava temporariamente desativada até 2017. Em 2019, fomos contemplados com R$ 6 mil, que nos possibilitou aperfeiçoar o nosso grupo de folclore com aulas de música, folclore e idioma italiano. Além disso, os valores nos ajudaram a revitalizar os equipamentos utilizados pelos nossos músicos”, explica Nelson Bergmann Peter, Tesoureiro do Coral São Braz.

Investimento que já começou a render frutos, tanto para a comunidade, quanto para os seus participantes. “Nesse último ano, com a possibilidade de contratação de professores especializados, foi possível aperfeiçoar o nosso coral. Esse trabalho resultou no convite a um de nossos integrantes para integrar um importante grupo brasileiro de folclore italiano para se apresentar na Itália em maio deste ano”, destaca Peter.

A exemplo da Associação Cultural Coral de São Braz, qualquer entidade sem fins lucrativos dos 21 municípios da área de abrangência da Sicredi Pioneira RS, associada da cooperativa, pode inscrever seus projetos educacionais, culturais e de esporte inclusivo no Fundo Social 2020. O programa está com inscrições abertas até o dia 20 de março, por meio do site www.sicredipioneira.com.br/fundosocial

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!