08/08/2022

Diálogo, cooperação e inovação no campo: conheça a história da família Ludwig, de Caxias do Sul

Programa Sucessão Rural Familiar da Sicredi Pioneira foi essencial na transformação da propriedade e na passagem de bastão para as novas gerações

Como manter vivos os conhecimentos e práticas construídas por gerações em uma propriedade? Esse é um dos grandes desafios da sucessão no meio rural, onde em incontáveis vezes as práticas do dia a dia se confundem com a história da própria comunidade. A família Ludwig é uma dessas histórias, onde a trajetória da propriedade ao longo dos anos reflete os sonhos e desafios de cada geração.

Saiba mais sobre o programa:

Sucessão Rural Familiar: confira o cronograma dos encontros e os próximos temas

No campo, a sucessão é sempre um momento muito delicado, pois envolve não apenas a transmissão do comando da propriedade, mas de um pedaço da história e da identidade das famílias. Instalada no coração de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul, a propriedade dos Ludwig está na família há gerações, passando por diversas culturas, desde a produção de leite e até a suinocultura, e recentemente passou por esse processo, com as duas gerações participando juntas do Programa Sucessão Rural Familiar da Sicredi Pioneira.

Além da melhoria na gestão da comunidade, com foco na viabilidade econômica e na sustentabilidade do negócio, o programa também aproximou ainda mais pais e filhos que agora decidem juntos os investimentos, as práticas e o futuro da propriedade.

“O programa uniu mais a família. Mostrou para os meus filhos, e até para mim, o que eu produzia, o que não produzia e o que estava acontecendo. Ele nos ajudou a enxergar e a compartilhar o que estava acontecendo dentro da propriedade” Paulo Antônio Ludwig, Santa Lúcia da Piaí - Caxias do Sul

Conheça a propriedade e confira os detalhes dessa história nos depoimentos de Paulo Antônio Ludwig, Andreia Pasquali Ludwig e dos seus filhos André Luiz e Villi José:
Para a Sicredi Pioneira, construir comunidades melhores também é valorizar o agronegócio local, auxiliando e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias. Esse é um dos objetivos do Programa de Sucessão Rural Familiar ao estimular a permanência dos jovens no campo. Desde a criação do programa, mais de 70 famílias da área de atuação da cooperativa já participaram da capacitação e investiram no futuro e na continuidade das suas propriedades.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!