12/11/2019

Caxias do Sul e São Leopoldo encerram cronograma 2019 do Circuito Sicredi de Energia Solar

A geração distribuída pode atingir 12 GW em capacidade instalada. Com R$ 60 bilhões em investimentos, a estimativa é que a quantidade de novos adotantes do sistema de micro ou minigeração distribuída chegue a 1,35 milhão até 2027. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. No ano passado, o Brasil foi o 11º país em expansão de potência instalada de energia solar fotovoltaica, com 1,2 GW, elevando o total para 2,3 GW. Portanto, o potencial para exploração de fontes renováveis e não poluentes, com alta incidência da luz do Sol, que fazem do Brasil um mercado promissor para energia solar, não é apenas uma perspectiva otimista, mas realidade.

A Sicredi Pioneira RS está comprovando o crescimento do interesse sobre o tema por meio dos Circuitos de Energia Solar, realizados nos municípios da área de ação, em caráter gratuito e destinados tanto aos associados quanto ao público em geral. Nesta terça-feira, 12 de novembro, Caxias do Sul sedia a 7ª edição do ano, no Salão Paroquial da Igreja Imaculada Conceição (Capuchinhos), a partir das 18h30min, na rua General Sampaio, 161. Às 19 horas, o pesquisador da Universidade de Caxias do Sul e coordenador do Grupo de Trabalho de energia, petróleo e gás do APL MMeA da Serra Gaúcha, Tiago Cassol Severo, vai apresentar a palestra “Energia solar: vantagens e benefícios de um sistema sustentável e econômico”. A redução dos custos com energia residencial ou corporativa, para quem adota o sistema de energia fotovoltaica, pode chegar a 95%, mostrando-se uma alternativa financeiramente viável a médio prazo. Questões como essa e dicas de economia serão levantadas, bem como haverá a possibilidade de os participantes do Circuito simularem projetos (para suas casas e no âmbito profissional, levando suas contas de luz) e conhecerem as linhas de financiamento específicas junto ao Sicredi, que pode se tornar um parceiro na geração de energia limpa e sustentável. Ainda na programação do evento, fornecedores de energia solar da região vão estar presentes para esclarecer dúvidas e interagir com o público.

São Leopoldo encerra o cronograma do Circuito Sicredi de Energia Solar em 2019, no dia 19 de novembro, quando sediará o evento na sede social da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia (ACIST) de São Leopoldo, na Rua Alfredo Adolfo Cassel, 55. O evento segue o mesmo padrão dos anteriores, porém contando com o apoio da ACIST e levando solidariedade a quem precisa. Os participantes podem levar 1 quilo de alimento não perecível, que serão doados ao Banco de Alimentos do Vale do Sinos.

O Circuito Sicredi de Energia Solar tem registrado presença significativa do público, com a média de 200 pessoas por edição. Em 2019, o evento foi promovido em Nova Petrópolis, Vale Real, Estância Velha, Presidente Lucena, Gramado e Novo Hamburgo, além de Caxias do Sul e São Leopoldo. A partir de março de 2020, os encontros serão retomados com a proposta de se estender aos demais municípios da área de abrangência. A Sicredi Pioneira RS já aprovou mais de 750 projetos em energia solar e liberou R$ 75 milhões em recursos. O Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais aderiu à micro e à minigeração de energia solar, com um total de 12,2 mil unidades e 158,7 MW de potência instalada, ficando atrás apenas de Minas Gerais que, hoje, é o estado com maior potência em geração distribuída de energia solar no Brasil.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!