Blog Pioneira
2021 chegou!
05/01/2021
Talvez nunca tenhamos esperado tanto um novo ano.
E, por conta disto, temos que fazer valer muito os próximos 365 dias de oportunidades de fazermos mais e melhor. Pela gente, pela nossa família, pelas nossas empresas, e pelas nossas comunidades.
Dá pra tentar fazer mais e melhor sozinho. Mas vai dar muito mais trabalho e o resultado, acreditem, será menor.
Mas dá pra fazer mais e melhor, juntos. E, tenham certeza, o resultado será muito maior do que sonhamos.
A cooperação é uma das maiores forças da humanidade. Por um tempo, esquecemos um pouquinho desse poder do ‘juntos’. Infelizmente, teve que vir uma pandemia pra nos relembrar das nossas forças, entre elas, o poder de colaborar, de cocriar, de cooperar, em nome do maior bem que temos, a vida.
Mas também tivemos que cooperar pra que a economia de nossas comunidades não sucumbisse totalmente ao cenário de isolamento e restrições de funcionamento, estabelecidos pelas autoridades públicas.
E aí, a força da cooperação teve que ser ainda maior. Tivemos que ser fortes e unidos, para lutar por flexibilizações nas regras de isolamento para que permitissem a retomada, mesmo que limitada, das nossas atividades. Tivemos que ser fortes e colaborativos, pra reavaliar contratos de aluguel, acordos salariais, redução de jornadas de trabalho e, com isso, manter os negócios abertos e os empregos mantidos. Tivemos que ser fortes e cocriar, pra estimular o consumo local, despertando nas pessoas o poder que elas têm de manter empregos, renda e negócios na sua comunidade, a partir do seu consumo. Juntos pelo consumo local, foi a campanha que a Pioneira lançou.
E nós, na cooperativa, tivemos que ser ágeis, ouvir as dores de nossos associados, e oferecer soluções que atendessem as dificuldades financeiras que iam surgindo, através da prorrogação de milhares de parcelas de empréstimos e financiamentos. Ou ao injetar mais de R$ 120 milhões em crédito emergencial para manter os negócios vivos durante a pandemia. Nosso mantra foi: temos que ser parte da solução e não do problema. Para isso, tivemos que exercitar muito a empatia, nos colocar no lugar de nossos associados e juntos, encontrar a melhor alternativa para a sua dor.
E, assim, juntos conseguimos chegar em 2021.
Este ano exigirá tanto ou mais da gente. Pois surgiu o “novo normal” e, com ele, tivemos que desaprender muitas coisas e reaprender - rapidamente - muitas outras. Como. por exemplo, nos comunicar de forma diferente, fazer negócios de forma diferente, e não ver mais o digital como uma barreira que nos limita, mas sim como uma alavanca pra nos impulsionar.
2021 será o ano em que teremos que juntar a inovação com a cooperação. Encontrar soluções inovadoras, desenvolver novas soluções, novos produtos, novos caminhos. E lembrem-se do nosso aprendizado de 2020: juntos é mais rápido e melhor.
Se juntarmos inovação com cooperação e ainda adicionarmos um propósito maior para que o fazemos, um propósito que nos estimule a fazer mais e melhor não só pelo dinheiro, mas também visando melhorar a vida das pessoas, melhorar a vida de nossos parceiros, um propósito que nos instigue a construir uma comunidade melhor pra todos, iremos mais longe e seremos mais realizados e felizes como pessoas. E daí tenho certeza que 2021 será um ano inesquecível pra todos nós.
Porque é juntos que construiremos um 2021 melhor pra todos!
Mais recentes
Planejando sair de férias? Saiba como o PIX pode ser seu aliado!
Tempo de leitura estimado: 2 minuto(s) Continuar lendo
É hora de planejar a sua vida financeira
Tempo de leitura estimado: 4 minuto(s) Continuar lendo
Caderneta de poupança comemora 160 anos de história no Brasil
Tempo de leitura estimado: 3 minuto(s) Continuar lendo