05/01/2021

2021 chegou!

Por Solon Stapassola Stahl, Diretor Executivo da Sicredi Pioneira RS

Talvez nunca tenhamos esperado tanto um novo ano.

E, por conta disto, temos que fazer valer muito os próximos 365 dias de oportunidades de fazermos mais e melhor. Pela gente, pela nossa família, pelas nossas empresas, e pelas nossas comunidades.

Dá pra tentar fazer mais e melhor sozinho. Mas vai dar muito mais trabalho e o resultado, acreditem, será menor.

Mas dá pra fazer mais e melhor, juntos. E, tenham certeza, o resultado será muito maior do que sonhamos.

A cooperação é uma das maiores forças da humanidade. Por um tempo, esquecemos um pouquinho desse poder do ‘juntos’. Infelizmente, teve que vir uma pandemia pra nos relembrar das nossas forças, entre elas, o poder de colaborar, de cocriar, de cooperar, em nome do maior bem que temos, a vida.

Mas também tivemos que cooperar pra que a economia de nossas comunidades não sucumbisse totalmente ao cenário de isolamento e restrições de funcionamento, estabelecidos pelas autoridades públicas.

E aí, a força da cooperação teve que ser ainda maior. Tivemos que ser fortes e unidos, para lutar por flexibilizações nas regras de isolamento para que permitissem a retomada, mesmo que limitada, das nossas atividades. Tivemos que ser fortes e colaborativos, pra reavaliar contratos de aluguel, acordos salariais, redução de jornadas de trabalho e, com isso, manter os negócios abertos e os empregos mantidos. Tivemos que ser fortes e cocriar, pra estimular o consumo local, despertando nas pessoas o poder que elas têm de manter empregos, renda e negócios na sua comunidade, a partir do seu consumo. Juntos pelo consumo local, foi a campanha que a Pioneira lançou.

E nós, na cooperativa, tivemos que ser ágeis, ouvir as dores de nossos associados, e oferecer soluções que atendessem as dificuldades financeiras que iam surgindo, através da prorrogação de milhares de parcelas de empréstimos e financiamentos. Ou ao injetar mais de R$ 120 milhões em crédito emergencial para manter os negócios vivos durante a pandemia. Nosso mantra foi: temos que ser parte da solução e não do problema. Para isso, tivemos que exercitar muito a empatia, nos colocar no lugar de nossos associados e juntos, encontrar a melhor alternativa para a sua dor.

E, assim, juntos conseguimos chegar em 2021.

Este ano exigirá tanto ou mais da gente. Pois surgiu o “novo normal” e, com ele, tivemos que desaprender muitas coisas e reaprender - rapidamente - muitas outras. Como. por exemplo, nos comunicar de forma diferente, fazer negócios de forma diferente, e não ver mais o digital como uma barreira que nos limita, mas sim como uma alavanca pra nos impulsionar.

2021 será o ano em que teremos que juntar a inovação com a cooperação. Encontrar soluções inovadoras, desenvolver novas soluções, novos produtos, novos caminhos. E lembrem-se do nosso aprendizado de 2020: juntos é mais rápido e melhor.

Se juntarmos inovação com cooperação e ainda adicionarmos um propósito maior para que o fazemos, um propósito que nos estimule a fazer mais e melhor não só pelo dinheiro, mas também visando melhorar a vida das pessoas, melhorar a vida de nossos parceiros, um propósito que nos instigue a construir uma comunidade melhor pra todos, iremos mais longe e seremos mais realizados e felizes como pessoas. E daí tenho certeza que 2021 será um ano inesquecível pra todos nós.

Porque é juntos que construiremos um 2021 melhor pra todos!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!