29/05/2024

Contribuintes do Rio Grande do Sul começam a receber a restituição do Imposto de Renda no dia 31

Prioridade dada ao estado ocorre por conta de situação de calamidade

Os depósitos referentes à restituição do Imposto de Renda serão feitos a quase 900 mil contribuintes do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (31), data-limite para a declaração da população em geral. O pagamento atinge o montante de R$ 1,1 bilhão e é uma prioridade definida pela Receita Federal em função das enchentes que afetam o estado. Além disso, moradores de municípios em situação de calamidade ganharam mais prazo para efetivar a declaração. Quer saber se a sua cidade está na lista? Acompanhe a seguir.

Leia também: Imposto de renda: saiba como doar parte da sua restituição para entidades do RS

O pagamento das restituições nesta sexta-feira (31) é destinado ao primeiro lote. O segundo será pago em 28 de junho. Além disso, moradores de cidades afetadas pela catástrofe no Rio Grande do Sul terão até 31 de agosto para entregar a declaração. O prazo foi adiado pelo governo federal para auxiliar as vítimas das enchentes. Essa definição contemplava 336 municípios, mas o número foi atualizado para 399. Na Portaria de 10 de maio, a Receita publicou a lista com 397 municípios e pode ser conferida aqui. Já em 22 de maio, acrescentou os municípios de Rio Grande e São Lourenço do Sul.

Se você ainda não efetuou a declaração, siga esses passos:

No Aplicativo:

Abra o Menu; Clique em Conta-Corrente; Escolha Informe de Rendimentos; Selecione o ano e confirme; Pronto! Agora é só exibir o informe em PDF.

No Internet Banking:

Acesse sua conta via Internet Banking; No menu de opções, selecione “Outros Serviços”; No menu lateral à esquerda, selecione a opção “Informe de Rendimentos” e depois “Consultar”; Selecione o Ano-base “2023” e confirme as informações na tela; Insira o código gerado pelo Mobile Token (disponível na opção Segurança na tela inicial do seu aplicativo); Pronto! Você já pode visualizar o Informe na tela ou fazer download do arquivo PDF.

Via Theo:

Envie uma mensagem para o WhatsApp (51) 3358.4770. Uma saudação como “Olá” já basta para iniciar o contato; O seu número será identificado e você receberá algumas opções de contato para selecionar. Digite a opção “1” para falar com o Theo, assistente virtual do Sicredi; Na sequência, você poderá escolher a operação que deseja realizar. Digite a opção “5” para gerar seu informe de rendimentos; Logo após, você receberá algumas opções de informes para consultar. Basta digitar o número correspondente ao informe desejado e seguir as instruções do Theo.

Como doar o valor da restituição ao Rio Grande do Sul

Está garantido em lei a possibilidade de doar a quantia que você receberia na restituição para fundos da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa de projetos sociais, ambientais, culturais e esportivos. Entidades do Rio Grande do Sul podem ser escolhidas por contribuintes de todo o Brasil. A possibilidade encontra-se na seção Pagamentos na plataforma de declaração da Receita Federal. Ao escolher o tipo de fundo, coloque ‘estadual’ e direcione para o Rio Grande do Sul. Ou, ‘municipal’, escolhendo uma cidade do estado. Conforme a Receita, é possível doar até 6% do imposto devido. Quem já entregou a declaração ainda pode doar. Nesse caso, é necessário fazer uma versão retificadora da declaração.

Dica: a doação pode ser realizada apenas no modo de declaração completa e não no formato simplificado.

Para saber quais as documentações necessárias para efetuar a declaração, é só acessar aqui. Além disso, a Receita Federal colocou um simulador à disposição do contribuinte. Clique para conferir.

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!