21/03/2024

Conheça os programas de educação da Sicredi Pioneira!

Iniciativas já impactaram mais de 27 mil estudantes na área de atuação da cooperativa

Ter a educação como estratégia para o sucesso é um dos princípios trazidos pelo padre Theodor Amstad, fundador da Sicredi Pioneira. É por isso que a cooperativa investe em programas educacionais nos 21 municípios da área onde atua.

Veja também: Confira a edição 2023 da revista dos programas de educação da Sicredi Pioneira

Ao todo, mais de 27 mil estudantes e quase 300 educadores já foram impactados pelas iniciativas A União Faz a Vida, Jornada da Educação Financeira nas Escolas e Cooperativas Escolares. As ações chegaram a 249 escolas, por meio de profissionais capacitados que oferecem assessoria pedagógica, respaldados pelas secretarias da Educação dos municípios.

Conheça de perto cada um dos programas!

A União faz a Vida

A iniciativa busca transformar a forma como o estudante aprende, atuando com uma metodologia de ensino-aprendizagem chamada de metodologia de projetos, que ocorre por expedição investigativa. Nela, há a participação ativa dos estudantes, professores e comunidade em geral.

O método tem o objetivo de desenvolver cidadãos cooperativos com diálogo e participação dos alunos como protagonistas. A forma de ensinar valoriza os saberes, os espaços comunitários, as atividades coletivas, a cooperação e o exercício da cidadania. Estimula a criatividade, o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a autonomia dos estudantes.

O programa fortalece os laços entre a escola e a comunidade, promovendo a cidadania e o desenvolvimento local. “Isso cria um ambiente colaborativo e estimulante para a aprendizagem, onde os estudantes se engajam e se sentem parte de algo maior. Com A União Faz a Vida, estamos construindo um futuro em que o conhecimento é construído em conjunto, com base currículo, estimulando a criatividade e na colaboração e no protagonismo dos estudantes”, explica Alini Martinelli, coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira.

Jornada de Educação Financeira nas Escolas

O programa utiliza uma metodologia com atividades práticas, jogos e desafios para ensinar crianças e adolescentes sobre a importância de poupar, planejar e tomar decisões financeiras responsáveis. Além disso, aborda temas relacionados à sustentabilidade e ao impacto das escolhas financeiras no meio ambiente e na sociedade.

Ao aprenderem desde cedo sobre a educação financeira, os participantes desenvolvem habilidades para tomar decisões conscientes e responsáveis com o seu dinheiro, o que contribui para uma vida financeira saudável e evita o endividamento. A ação também promove o cooperativismo, estimulando a cooperação e o trabalho em equipe, e fortalece o conceito de comunidade e solidariedade.

Cooperativas Escolares

O programa tem como objetivo promover a educação cooperativa e o empreendedorismo entre os estudantes. Eles aprendem sobre gestão, finanças, liderança e outros aspectos do cooperativismo, desenvolvendo habilidades como organização, tomada de decisões, negociação e trabalho em equipe.

Além disso, as Cooperativas Escolares promovem valores como solidariedade, responsabilidade e respeito mútuo. Essa experiência prepara os estudantes para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho, além de ter um impacto positivo nas comunidades locais, estimulando o comércio local e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

Quer conhecer mais sobre algumas das iniciativas desenvolvidas por nossos programas de educação em 2023? Clique aqui!

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!