Cinco curiosidades sobre Gramado
Que Gramado é uma cidade repleta de pontos turísticos e com muitas belezas naturais, ninguém pode negar. Afinal, é impossível passar por lá e não querer visitar todos os lugares mais conhecidos, sejam pontos turísticos, restaurantes ou estabelecimentos.
Mas, nem todas as pessoas que passam pela cidade sabem que, por trás de todas essas belezas e atrações, há inúmeras curiosidades. Origem do nome, colonizadores da cidade, trânsito diferenciado. Essas e muitas outras histórias que envolvem os pontos turísticos de Gramado fazem parte das curiosidades dessa tão visitada cidade.
E, para você conhecer um pouco mais sobre elas, listamos cinco curiosidades e descrevemos um pouco mais sobre suas histórias. Quer saber quais são elas? Então continua lendo e confere abaixo!
1.Nome da cidade: você sabe como se deu a origem do nome “Gramado”? Esta é uma das grandes curiosidades da cidade. A maior hipótese para o surgimento do nome é de que o local servia como passagem para os tropeiros que cuidavam de gados na região da Serra. Acontece que, durante sua passagem onde hoje está localizada a cidade, eles paravam para descansar em um grande campo gramado. E, por meio desse campo, originou-se o nome da cidade.
2.Lago Negro: o belíssimo Lago Negro nem sempre foi assim. Em 1942, o local sofreu um incêndio, perdendo quase toda a sua vegetação e deixando uma grande lacuna por lá. Alguns anos depois, Leopoldo Rosenfeldt – responsável pela administração do local na época - aproveitou o espaço e criou um lago. Para deixar o local ainda mais “europeu”, árvores da Floresta Negra, na Alemanha, foram plantadas ao redor do lago, originando o nome Lago Negro.
3.Trânsito diferenciado: a cidade também é muito conhecida por ter um trânsito bem diferente dos demais, sendo até comparado com o trânsito da Europa. A curiosidade é que encontrar semáforos por lá é algo bem difícil. Além disso, os motoristas costumam respeitar sempre a faixa de pedestre. Tudo isso resulta em um trânsito e uma cidade muito mais tranquilos.
4.Colonização: a cidade tem em sua origem uma colonização tripla! Isso porque ela foi colonizada, principalmente, pelas culturas alemã, italiana e portuguesa. Tudo isso começou em 1873, com a chegada dos imigrantes portugueses, seguidos pelos alemães e italianos, estes, vindos de Caxias do Sul. Toda essa diversidade de culturas fez com que Gramado fosse conhecida por ser uma cidade receptiva e com um povo muito hospitaleiro. Não é por menos que o município é tão visitado e regado de elogios por todos que passam por lá.
5.Emancipação: sabia que por um período de tempo, a cidade de Gramado era apenas um distrito de Taquara? Gramado só passou a ser considerado um município em 15 de dezembro de 1954, através da Lei Estadual Nº 2.522, que estabeleceu que o distrito se tornasse uma cidade independente. Por isso, o aniversário da cidade é comemorado no dia 15 de dezembro, data de quando a Lei de Emancipação entrou em vigor.
Ainda há muitas curiosidades que giram em torno da cidade. Afinal, tantos pontos turísticos em um só lugar com certeza resultam em boas histórias para contar.
E se você faz parte do ramo do turismo da cidade e quer ampliar o seu negócio para receber os turistas da melhor forma, pode contar com a Sicredi Pioneira RS. Através do Crédito Turismo da Sicredi Pioneira RS, você amplia o seu negócio e contribui com a sua comunidade. Acesse https://www.sicredipioneira.com.br/creditoturismo/ e saiba mais.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!