Cenário econômico foi apresentado em palestra
Fazer projeções sobre o cenário econômico durante uma fase política nebulosa não é uma tarefa fácil. Mas o Superintendente de Riscos e Economia do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa, cujas projeções foram TOP FIVE do BACEN*, trouxe, para mais de 170 pessoas, uma leitura sobre o cenário atual e projeções para a economia brasileira.
Iniciando por uma leitura da economia dos últimos anos, Barbosa destacou que a última vez que o Brasil apresentou PIB (Produto Interno Bruto que representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais) negativo, por dois anos seguidos, foi na década de 30. “Este ano devemos terminar o ano melhor que começamos, o que não vem acontecendo desde 2013”, disse ele.
Nesta leitura, o economista afirmou que o Brasil foi impactado nos últimos anos por diversas iniciativas de governos anteriores que reduziram impostos e a conta da energia. Devido a isso, medidas drásticas como a reforma da previdência precisam ser tomadas, uma vez que as contas públicas desajustadas causam prejuízo para o país. “Sem a reforma, mesmo que parcial, da previdência, o equilíbrio econômico virá somente em 2025 e as contas públicas vão estourar”, ponderou ele.
Afirmou também que “devemos ter uma melhora na economia porque percebe-se que lentamente a taxa de desemprego e a taxa de juros estão caindo, enquanto o poder de compra está voltando, aliado a um maior investimento do exterior”, disse ele ao prever que a taxa Selic (taxa básica de juros da economia brasileira que tem influência em vários produtos financeiros como crédito, investimentos, cambio e etc) deve terminar o ano em 8,5%.
A palestra aconteceu no dia 1º de agosto, na ACINP, e foi oferecida aos associados da Sicredi Pioneira RS.
*Sobre o prêmio do TOP FIVE do BACEN
A Sicredi ficou em primeiro lugar no ranking Top 5 do Banco Central do Brasil (BC), na categoria IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor que mede a inflação), do mês de junho de 2017. Além disso, o Sicredi também se destacou no quesito IGP DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) e conquistou o segundo lugar. A pesquisa de expectativas de mercado do Banco Central compila, mensalmente e anualmente, as cinco instituições financeiras que fizeram projeções econômicas mais consistentes. O Top 5 consolida projeções elaboradas por instituições que atuam no mercado financeiro, que contam com equipes especializadas em projeções das principais variáveis macroeconômicas, com o intuito de assessorar a tomada de decisões tanto por profissionais da própria instituição, como por seus clientes externos. As classificações mensais do Banco Central são divulgadas ao longo do ano informando as cinco instituições que obtiveram os menores erros de projeção nos últimos seis meses, o que significa que, até o momento, o Sicredi foi a instituição que melhor previu o IPCA em 2017.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!