
Capitalismo consciente e cooperativismo: como as práticas se relacionam?
Tema será explorado no Legado Coop, evento sobre gestão, inovação e cooperativismo que terá Raj Sisodia como um dos palestrantes
Talvez você já tenha ouvido falar em capitalismo consciente. Trata-se de um movimento que surgiu nos Estados Unidos e, nos últimos anos, tornou-se global. Seu objetivo é reformular o propósito, a prática e a percepção do capitalismo no mundo. Basicamente, adeptos do movimento acreditam que as práticas capitalistas podem gerar mais do que apenas resultados financeiros, resolvendo problemas sociais, melhorando comunidades e criando mudanças significativas.
O tema será abordado durante o Legado Coop, evento no formato de summit do qual somos patrocinadores e que acontecerá nos dias 15 e 16 de maio, em Nova Petrópolis. Com conteúdos sobre gestão, inovação e cooperativismo, um dos pontos altos do encontro será a palestra do professor Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente e coautor do livro Capitalismo Consciente: Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios, que abordará o movimento sob o viés do cooperativismo.
Capitalismo consciente x cooperativismo
O movimento Capitalismo Consciente é baseado em quatro pilares, que estão interligados e que visam transformar a forma como as empresas operam e impactam o mundo. São eles:
- Propósito Maior: a geração de riqueza não pode ser a razão de ser dos negócios. As empresas devem ter um propósito mais elevado do que simplesmente gerar lucro, inspirando e melhorando a vida de todos os públicos com as quais se relacionam.
- Orientação para Stakeholders: empresas devem atuar orientados para seus stakeholders, criando valor para cada um deles, em uma relação recíproca. Afinal, funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade fazem o negócio se movimentar tanto quanto os acionistas.
- Liderança Consciente: líderes conscientes entendem seu papel de inspirar todos a sua volta, servindo às suas equipes e ao propósito da empresa e promovendo uma cultura organizacional baseada em valores éticos e empáticos.
- Cultura Consciente: é formada pelos valores, princípios e práticas estabelecidos na empresa. Ela conecta os stakeholders entre si e ao propósito da organização, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Segundo o movimento, empresas que vivem com base nesses princípios geram valor intelectual, físico, ecológico, social, emocional, ético e até mesmo espiritual a todos os seus públicos, sem prejudicar o valor monetário - ou seja, continuam gerando lucros a investidores e acionistas.
Com muitas similaridades ao cooperativismo, é possível afirmar que ambas as práticas se complementam. O cooperativismo é a união de pessoas que têm interesses em comum e colaboram entre si. Neste movimento, os associados são donos do negócio e, por isso, assim como no capitalismo consciente, todas as partes envolvidas importam e são consideradas para a tomada de decisão.
Da mesma forma, como cooperativa de crédito, não visamos ao lucro como um fim, mas como um meio para a construção de comunidades melhores - nosso verdadeiro propósito.
Dessa forma, podemos dizer que a Sicredi Pioneira é um exemplo do capitalismo consciente posto em prática
Imersão no legado cooperativista
É por essa conexão do capitalismo consciente com o cooperativismo que o Legado Coop trará Raj Sisodia à localidade de Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito no Brasil, em Nova Petrópolis. Será uma oportunidade única de reflexão para líderes cooperativistas, gestores, empreendedores e profissionais que buscam inovar e transformar suas organizações, fortalecendo seus propósitos e ampliando seu impacto positivo no mundo.
Realizado pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, o Legado Coop tem como grande diferencial acontecer na Capital Nacional do Cooperativismo, durante o Ano Internacional das Cooperativas (declarado pela ONU), que celebra a importância e fomenta o impacto positivo gerado pelo cooperativismo nas comunidades em que atua.
O evento proporcionará o ambiente e o contexto ideais para reunir lideranças do cooperativismo e cooperativistas de todo o Brasil, a fim de explorar como história e tradição podem caminhar juntas com a inovação, servindo pessoas e desenvolvendo as comunidades.
A programação acontecerá em dois palcos simultâneos, que receberão – além de Raj Sisodia - painéis e palestras de grandes nomes da atualidade, como Martha Gabriel, Arthur Igreja, Murilo Gun, Alexandre Pellaes, entre outros, falando com uma abordagem voltada à realidade e aos desafios das cooperativas. Além disso, a participação no evento contempla almoço típico, coffee break, happy hour, atrações culturais e muito networking.
Quero participar
Os ingressos para o Legado Coop ainda estão disponíveis e podem ser adquiridos neste link, até o dia 10 de maio. Em ambos os dias, a programação tem início às 8h30. Para saber mais sobre as atrações, acesse o Instagram e o site do evento.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!