Análise Econômica: novo governo traz novas perspectivas para o ano
O início do ano vem trazendo importantes mudanças econômicas na economia interna e externa. Para melhor orientar nossos associados, lançamos esta série, que trará uma análise econômica resumida feita pelo gerente de análise econômica do Sicredi, Pedro Lutz Ramos.
O ano de 2019 tem duas grandes características que diferenciam ele dos anos anteriores. No cenário internacional há detalhes que exigem cautela: alta de juros nos Estados Unidos e guerra comercial entre o país norte-americano e a China.
Aqui no Brasil há a mudança de governo, que pode levar o País a uma mudança significativa nas leis, o que possibilitaria uma melhora nas contas públicas e no ambiente de negócios.
O desdobramento desses dois eventos será decisivo para saber se a nossa moeda fica estável, valoriza ou desvaloriza. É determinante também para saber se a inflação fica estabilizada e se a taxa de juros tem a perspectivas de subir ou de queda. Estamos em um momento em que esses dois elementos – taxa de juros e inflação – seja para qual lado for, vai acarretar e influenciar em todas as variáveis macroeconômicas que nós projetamos.
Pedro Lutz Ramos é Gerente de Análise Econômica do Sicredi
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!