Alunos do Vale Real apresentam projeto do AUFV em Fortaleza - CE
A dedicação aos estudos e a força de vontade de um professor em instigar e despertar o conhecimento nos alunos está proporcionando uma experiência única a três jovens e seu professor da escola Felipe Jacob Klein de Vale Real.
O projeto “corantes naturais e a moda sustentável”, desenvolvido pelos alunos do 6º ano em 2017, com orientação do professor Johnatan Rauber, recebeu o primeiro lugar em sua categoria na Mostratec Jr, realizada em Novo Hamburgo e, como prêmio, está participando da V Expo Nacional MILSET Brasil, que acontece de hoje, 29 de maio, a 1º de junho em Fortaleza- Ceará. Acompanhados do professor, da diretora Dirce Raaber Krewer e da secretária de educação de Vale Real, Jóise Müller Arenhardt, os alunos Gabriel Kaspary, Kaique Papque Soares e Isaac Rauber estão mostrando o seu objeto de estudo para o mundo.
Desenvolvido com base na metodologia do programa “A união faz a vida” e da Fundação Liberato, o projeto surgiu do estudo das cores e suas classificações e a importância de uma alimentação saudável. “Eu primei pela multidisciplinariedade para trabalhar as habilidades e as competências que os alunos do 6º ano precisam desenvolver no currículo”, diz o professor para explicar que a ideia dos corantes naturais surgiu do interesse dos alunos pela cor dos alimentos.
Com o objetivo de se apropriar da matéria orgânica (cascas) antes de devolver para a natureza, os alunos começaram a estudar a forma de extrair a cor. Filhos de colaboradores da Pettenati, indústria têxtil, visitaram a fábrica e aprenderam como acontece o tingimento de forma química e, assim, passaram a desenvolver receitas para extrair a cor de cascas e tingir tecidos.
“Cada aluno desenvolveu a sua receita introduzindo sal e vinagre, testando as medidas e matérias orgânicas diversas para descobrir as cores e tingir tecidos de algodão”, relatou o professor ao trazer o objetivo de aplicar essa prática nas pequenas e médias empresas e, desta forma, diminuir a poluição das águas.
Empolgados com os resultados, descobrimentos e a experiência de estudo proporcionado pelo projeto, os alunos pensam em fazer o experimento de tingimento com as plantas e, posteriormente, estudar a relação do câncer de pele com a cor das roupas.
“Estamos na torcida para que a comitiva do Vale Real que está em Fortaleza mostrando o seu objeto de estudo na V Expo Nacional MILSET Brasil aproveitem a oportunidade de expandir o conhecimento e incentivem outros jovens a se dedicarem aos estudos”, afirma Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira RS.
O programa “A união faz a vida” está presente em 18 municípios da região e objetiva proporcionar experiências de aprendizagem marcantes para os alunos, formando cidadãos mais cooperativos. O programa é um aliado neste processo de aprendizado e conta com orientações de uma assessoria pedagógica.
Seja um associado
Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!