15/01/2019

5 dicas para você aplicar a educação financeira na sua vida

Praticar a educação financeira é essencial para garantir uma vida sem preocupações. É a partir dela que você melhora a sua qualidade de vida, começando a poupar, fazendo com que o seu dinheiro renda mais, viabilizando a realização de sonhos e evitando problemas futuros.

Independente da fase que você esteja vivendo, seja ela com um orçamento mais alto ou então até mais baixo, praticar a educação financeira é um hábito que deve ser adotado constantemente. Atentando você para a importância dela, listamos cinco dicas que vão ajudar você a aplicar os bons hábitos na sua vida:

  1. Analise a sua situação financeira atual

    Para adotar os hábitos da educação financeira e aplicá-la em sua vida, é necessário entender, como primeiro passo, qual é a sua situação atual. Analise se você tem dívidas, se tem algum dinheiro guardado, qual é o valor gasto e recebido mensalmente, além de quais são as outras fontes de renda além do seu salário fixo. Anote tudo isso e faça um plano de ação para acabar com as dívidas, se tiver. Ou então, comece a poupar e investir seu dinheiro.

  2. Planeje-se

    Planejar como você irá gastar seu dinheiro e, a partir daí, traçar objetivos e conquistá-los. Afinal, através do planejamento você consegue entender o quanto precisa economizar para alcançar o que deseja. Anotar isso também ajuda você a enxergar melhor sua real situação e de que maneira você vai realizar esses planos e metas.

  3. Gaste com sabedoria

    Esse é um passo muito importante dentro da educação financeira. Cuide do seu dinheiro e saiba quanto você pode gastar. Analise o valor mensal que você recebe e separe o valor necessário para gastos essenciais, os quais você não pode abrir mão. Fique longe do consumismo e evite compras desnecessárias. Uma ótima ideia é investir o valor que sobra no mês, assim você começa a poupar para realizar os seus sonhos.

  4. Estude sobre educação financeira

    É como sempre dizem: conhecimento nunca é demais. Por isso, aproveite ao máximo todo tipo de conteúdo que aborda educação financeira, seja ele em vídeo, texto, podcast, infográfico ou em eventos, como workshops e palestras. Utilize essa infinidade de material a seu favor e entenda o que é educação financeira, qual a sua importância e porque você deve torná-la um hábito.

  5. Aposte em ferramentas digitais

    E se você não tem muito tempo para estudar e pesquisar sobre a educação financeira, utilizar ferramentas e aplicativos também são ótimas opções para educar-se financeiramente. Através do Gerenciador de Investimentos do Sicredi, plataforma digital de investimentos, você pode organizar a sua vida financeira e poupar o seu dinheiro de uma forma prática e rápida. Converse com o seu gerente ou acesse http://poupecomsicredi.com.br/ e saiba mais.

Estas cinco dicas são os primeiros passos a seguir para mudar os seus hábitos e começar a praticar a educação financeira na sua vida. A partir disso, você garante um futuro sem preocupações e consegue realizar seus objetivos. Que tal começar agora?

Seja um associado

Somos a Sicredi Pioneira, a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina e uma entre as mais de 100 cooperativas que compõem o Sistema Sicredi. Acreditamos que é possível lidar com o dinheiro de uma maneira diferente, trilhando um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para a sua vida financeira. Aqui você encontra um portfólio completo, com mais de 300 produtos e serviços disponíveis para você, sua empresa ou agronegócio. Tudo isso, com o atendimento próximo e humano que é característica do Sicredi. Vem fazer parte!